sexta-feira, 20 de maio de 2011

Curso de Libras

Curso básico de Libras é oferecido aos Servidores Municipais
Fonte: Assecom
Autor: Thiago Valeriano
Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011, 12h42
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Foto por: Ademir Junior
A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Formação Continuada esta desenvolvendo um curso básico de Libras, com encontros semanais no período vespertino e noturno.



“Além dos profissionais da educação, o departamento esta oportunizando a todas as Secretarias a participação nesta formação, visando à inclusão educacional e social dos deficientes auditivos e com isso melhorar a comunicação entre os munícipes”, explicou Lucinéia Jonat Lourenço do departamento de Formação Continuada.



Serão abertas turmas nas segundas feiras das 18h às 21h e nos sábados das 7h30 às 10h30.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aprendizagem

Secretaria reuniu coordenadores pedagógicos
Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar
Segunda-Feira, 16 de Maio de 2011, 10h24
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Foto por:
Apresentar uma proposta de implantação e implementação de Política de Avaliação e Acompanhamento do Ensino Aprendizagem foi um dos objetivos da formação que reuniu aproximadamente 25 coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Sinop. A capacitação, que iniciou na segunda-feira (09) e encerrou na sexta (13), aconteceu na Escola Municipal de Governo, faz parte da formação global proposta pela Secretaria Municipal de Educação para 2011.

A ação é da equipe de formação/Coordenadoria de Programas e Projetos, em conjunto com a equipe da Coordenadoria do Ensino Fundamental. À frente da capacitação, que também discutiu a metodologia de acompanhamento da aprendizagem no interior das escolas, estiveram as formadoras Lucinéia Lourenço e Taciana Jordão.

Discutir as capacidades linguísticas de alfabetização e letramento e possibilitar intervenção na aprendizagem para elevação do índice do IDEB desde o primeiro ano do ensino fundamental também fez parte da pauta do encontro. Entre os conteúdos abordados estavam os Descritores do SAEB, base de referência para a elaboração da Prova Brasil, a matriz de avaliação, atividades avaliativas, expectativas de aprendizagem, orientações pedagógicas (ou curriculares) e capacidades linguísticas (alfabetização e letramento e questões sobre avaliação).

Segundo Lucinéia, por meio dessa formação institui-se os grupos de estudos continuados nas escolas tendo como tema central a avaliação e o acompanhamento do processo ensino aprendizagem do 1° ao 5° ano de forma processual.